quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Paraquat! Anvisa quer a sua proibição no Brasil

Herbicida Paraquat é proibido na União Europeia á 5 anos!
Herbicida Paraquat

  O Paraquat é um herbicida (exterminador químico de ervas daninhas) usado no controle de uma ampla variedade de ervas daninhas (plantas indesejáveis) em mais de 100 lavouras, inclusive cereais, sementes oleaginosas, frutas e legumes, que crescem em todas os climas. As ervas daninhas sombreiam as lavouras, tiram sua água e nutrientes, e dificultam as colheitas. Com o uso do Paraquat para o controle de ervas daninhas eliminou a necessidade de aragem do solo para enterrá-las. Isso liberou mais tempo para o agricultor e também ajudou a cuidar do solo, com o aumento do plantio direto.

O porque da sua proibição?
Lesões na boca causada por ingestão do Paraquat

  A ingestão de Paraquat é altamente tóxica para seres humanos e outros mamíferos; causa síndrome de transtorno respiratório. Ainda não há antídotos contra o Paraquat. Por outro lado, a Terra de Fuller e o carvão activado, quando administrados a tempo, podem ser o tratamento recomendado. Dependendo de como se tomou contato, o Paraquat pode causar a morte em menos de 30 dias. Diluído o produto, menor é o risco. O maior risco de envenenamento acidental ocorre durante a diluição ou ao serem enchidos os aparelhos para pulverização.
Agora a Anvisa e o instituto Oswaldo Cruz pedem a proibição do herbicida, pois ele poderia desencadear problemas futuros de saúde, como o Mal de Parkinson em quem manuseia o agrotoxico.
Foi aberto uma consulta publica sobre o assunto até o dia 16 de novembro. Depois disso eles decidiram se proibem ou não o herbicida.

Sua proibição afetará o plantio direto!
Conyza canadensis (buva): uma erva daninha de folhas largas com resistentes ao glifosato

  O Paraquat tem sido muito usado para o controle da Buva e do Capim Amargoso. Sem o seu uso, o agricultor ira a procura de novos metodos de controle dessas ervas daninhas, o que deverá aumentar a quantidade de agrotoxicos usado em suas lavouras. Ou em outros casos, o produtor terá que arar a terra para fazer o enterramento da erva, fazendo com que a terra perca nutrientes e sua proteção contra erosões, diminuindo a capacidade de produção da terra.
Lavoura de soja com controle de ervas daninhas
Você pode participar da consulta publica e expor sua opinião, principalmente você que é produtor rural

0 comentários:

Postar um comentário